Histórias em quadrinhos, década por década
- Seja Menas
- 9 de jan. de 2020
- 5 min de leitura
Atualizado: 9 de jan. de 2020

Histórias em Quadrinhos ou Comic Books são produtos de entretenimento que já existem desde 1894 com o lançamento do primeiro quadrinho na revista Truth pelo americano Richard Outcault.

Sabe-se que a cada década as histórias em quadrinhos (HQS) foram ganhando diferentes formas, abordando diversos temas discutidos pela sociedade como esporte, religião e política.
*Chegaremos nessa parte, mas hoje em dia existe um certo exagero considerando o último tema citado o parágrafo acima*
1920

Mesmo sabendo que algumas HQS já existiam antes da mudança de século e em sua maioria faziam parte de revistas, jornais ou anexos e não eram vendidas separadamente. Em 1929 foi publicada a primeira coleção de quadrinhos chamada The Funnies #1 que se parecia com um anexo colorido de um jornal.
Alguns personagens surgiram nesta época, como Tintin, Popeye e Tarzan, e sobreviveram até os dias de hoje. É triste ver a forma como são deixados de lado e também por terem perdido sua essência inclusive no formato que eram desenhados.
1930

Se inicia a “Era de Ouro” das Hqs, esse foi o começo que permitiu que as HQS fossem o que são hoje. Diversos eventos e personagens foram moldados para a formação das Hqs modernas. Em 1933 foi publicada a Famous Funnies: A Carnival of Comics, primeira publicação que mais se parece com as Hqs atuais e foi impressa totalmente colorida.
Surgiu a New Fun Comics(depois More Fun Comics) #1(National Allied Publications que mais tarde se tornaria a DC) publicada em 1935 e foi a primeira Hq que possuía todo esse novo material. Teve-se a primeira aparição de personagens adorados até hoje como o Arqueiro Verde e o Aquaman.

Os eventos de maior importância desta década foram a aparição dos dois maiores heróis já criados, Superman e Batman, entre as datas de Junho de 1938 e Maio de 1939. Não existe nenhum fenômeno atual que se compare com o “nascimento” desses heróis.
1940

Nessa década a Segunda Guerra Mundial estava em seu início portanto, trouxe alguns efeitos positivos na indústria de histórias em quadrinhos. Um exemplo é que foram mandados HQS para os soldados lerem enquanto estavam no mar.
Outra questão era que o papel era muito usado para o transporte de suprimentos, explosivos e dentre outros. Então, diversas HQs foram destruídas por este fim e por causa disso, algumas Hqs consideradas raras (Action Comics #1) possuem poucas cópias e assim, possuindo um grande valor de mercado.
Teve-se a criação de diversos super-heróis, como o Capitão Marvel (atual Shazam), Capitão América que se tornou um personagem muito popular durante a Segunda Guerra Mundial que após esse período, ele foi deixado de lado retornando apenas em 1964.

1950
Para as Hqs, a década de 1950 não foi tão boa já que, após a Segunda Guerra Mundial as vendas caíram muito. Quase todos os super-heróis estavam mortos, apenas Superman, Batman e Mulher Maravilha ainda estavam sendo publicados. Outros temas surgiram como Faroeste, Romance, crime, horror e ficção científica no mundo das Hqs, ganhando uma imensa popularidade, principalmente as Hqs que tratavam sobre crime e horror.
Paralelamente ao que foi descrito no parágrafo anterior, os índices de delinquência juvenil tiveram um aumento e por isso, teve-se a ascensão de um psiquiatra chamado Dr.Wertham que colocava a culpa deste aumento nas Hqs em geral.

*Da mesma forma que tem pessoas as quais, culpam jogos de videogames por tragédias no mundo real, vai entender! *
Mesmo não sendo uma boa década para as histórias em quadrinhos. Em 1956, Julie Schwartz iniciou a era de Prata dos quadrinhos onde se teve uma revitalização, novas origens e atualizações nas identidades de muitos super-heróis como Flash, Lanterna Verde e o Átomo.

1960
Foi uma década em que se teve um crescimento da indústria dos quadrinhos, foi visto o nascimento de diversas convenções de quadrinhos, dessa forma começaram a adquirir popularidade. Não se tinha uma mídia cobrindo o evento, trailers de filmes não apareciam em painéis e não possuía convidados especiais e muito menos celebridades.
Esses eventos detinham de várias mesas de negociação por onde vários quadrinhos eram comprados e/ou vendidos.

Hoje em dias já existem eventos enormes, como a San Diego Comic Com, onde tudo relacionado ao mundo Nerd é disponibilizado. Se tem apresentação de trailers, venda de quadrinhos, entrevistas com celebridades e etc.
Atlas comics se tornou a Marvel Comics e iniciou-se a publicação de um novo grupo de novos títulos como Os Vingadores, Hulk, Quarteto Fantástico e Homem Aranha. Marvel começou a crescer enquanto a DC o inverso.
1970

A Marvel conseguiu retirar a DC do topo, se tornando a número 1. A DC teve um grande cancelamento de vendas que foi chamado de “The DC Implosion” e a qualidade das histórias da Marvel começou a cair devido ao fato de se ter muita interferência editorial.
Os novos personagens que surgiram na década de 70 são John Stewart (Lanterna Verde), Adam Warlock, Luke Cage, Wolverine e etc.
É interessante destacar que o Wolverine se tornou uma inspiração para a criação de anti-heróis sombrios e corajosos.
1980
Ponto alto dessa década foi o surgimento de novas publishers(editoras) na indústria dos quadrinhos como Capital Comics, Pacific Comics, First Comics, Comico, Eclipse Comics-actually e Dark Horse Comics.
Diversos criadores tiveram avanços em seus trabalhos como o próprio Alan Moore, criou o Miracleman.

Frank Miller redefiniu o personagem Batman para o mundo moderno, assim nascendo a Hq tão aclamada pelos fãs: The Dark Night Returns.

Watchmen, criado por Alan Moore e Dave Gibbons, se tornou uma das mais famosas Hqs na história além de, ganhar um lugar na lista de 100 maiores romances de língua inglesa pela revista Time.

E dentre outras obras.
1990

A Marvel perdeu alguns de seus principais quadrinistas que foram para a Image Comics, mas isso não a impediu de se criar boas histórias como The infinity Gauntlet. Enquanto a DC criou a Vertigo, local onde seria criado histórias mais adultas além disso, a DC criou um de seus maiores sucessos “A morte do Superman”.
Mas mesmo com boas histórias, a Marvel não estava tão bem economicamente devido às más escolhas que foram tomadas sobre financiamento.
2000 para frente
Deu-se início a era dos filmes de super-heróis, tanto a Marvel quanto a DC começaram a levar filmes com uma maior frequência e qualidade ao cinema, criando até um universo próprio.

No caso da Marvel, teve-se a criação do MCU (Universo cinematográfico da Marvel) o qual é um dos universos existentes na Hq. Iniciou-se com o primeiro filme do Iron Man (2008) e o universo continua em expansão até o dia de hoje.
A DC começou após a Marvel mostrar que é possível ter sucesso criando um universo cinematográfico, mas infelizmente, não tiveram sucesso pelo simples fato de não iniciar o universo introduzindo cada um de seus personagens para depois juntarem em um único filme.
A Fox, possuía os direitos cinematográficos dos X-men então, ela produziu filmes sobre os mesmos, mas em sua maioria são péssimos filmes.
O que se entende após essa retrospectiva:
As Hqs foram muito importantes para a sociedade do século XX, principalmente para as pessoas que estavam sofrendo dos efeitos causados pelas Guerras Mundiais e sem as mesmas, não se teria personagens os quais nos identificamos.
O que é entregue como entretenimento nos dias de hoje não seria a mesma coisa se as Hqs não existissem, elas foram o principal meio de divulgação de ideias, sentimentos e ações. E que infelizmente com a modernidade estão cada vez mais sendo deixadas de lado e muitas das vezes, tem seu sentido deturpado por quadrinistas irresponsáveis.
Escrito por: Júlio César

Comments