top of page

The Witcher – Veredito

  • Foto do escritor: Seja Menas
    Seja Menas
  • 30 de dez. de 2019
  • 10 min de leitura

Atualizado: 4 de jan. de 2020


The Witcher é uma serie produzida pela Netflix baseada nos 2 livros (The Witcher - O Último Desejo e The Witcher - A Espada do Destino) de Andrzej Sapkowski, um polonês, que teve seu início no de 1986 e posteriormente foi sendo difundida para diversas mídias diferentes como histórias em quadrinhos, filmes, series de televisão, jogo de cartas e videogames (2015, The Witcher 3 ganhou o prêmio de jogo do ano).


Elenco:


Henry Cavill como Geralt de Rívia: Um dos poucos bruxos remanescentes, ele é um viajante matador de monstros de aluguel, sofreu mutações e foi treinado desde criança para matar feras mortais.

Freya Allan como Princesa Cirilla Fiona Elen Riannon, a princesa do reino de Cintra que se torna protegida de Geralt após Cintra ser ocupada por Nilfgaard.

Anya Chalotra como Yennefer de Vengerberg, uma poderosa feiticeira do caos e interesse amoroso de Geralt

Jodhi May como Rainha Calanthe

Björn Hlynur Haraldsson como Rei Eist

Adam Levy como Mousesack

MyAnna Buring como Tissaia

Mimi Ndiweni como Fringilla Vigo

Therica Wilson-Read como Sabrina

Emma Appleton como Princesa Renfri


*Para quem se sentiu um pouco confuso devido a forma que a série resolveu contar a história, não se preocupe, te ajudaremos. *


O texto foi baseado nas informações disponibilizadas pelo canal “Gustavo Cunha” da plataforma YouTube em seu vídeo denominado: “THE WITCHER SÉRIE | FINAL EXPLICADO | LINHA DO TEMPO EXPLICADA | REVIEW & DIFERENÇAS DOS LIVROS”.



A produtora executiva e showrunner Lauren Schmidt Hissrich decidiu que a série contasse a história, ou pelo menos fizesse um prelúdio, de três personagens Geralt de Rívia, Yennefer de Vengerberg e a princesa Cirilla.


*Showrunner é o encarregado ao trabalho diário de um programa ou série de televisão, e que visa, entre outros, dar coerência aos aspectos gerais do programa. *


Contudo ambas as histórias se passam em linhas temporais diferentes, em questões cronológicas, ignorando a forma como a série foi montada, a primeira história é a de Yennefer de Vengerberg depois, se tem a história de Gerald de Rivia e no presente, a história da princesa Cirilla.



Essa decisão foi tomada pelo simples fato de que nos 2 livros, a princesa Cirilla e a Yennefer só aparecem no final dos mesmos portanto, se tratando de personagens importantes para a história foi resolvido que todos os três (Gerald, Cirilla e Yennefer) aparecessem no início da série.


A linha do tempo da série se inicia quando a Yennefer é levada para a Academiad de Magia de Aretuza pelas mãos da reitora Tissaia de Vries, esse evento ocorre aproximadamente 70 anos antes da invasão de Cintra por Nilfgaard.



Na academia mágica de Aretuza, Yennefer começa a estudar magia para se tornar uma feiticeira, é interessante salientar que a magia nesse universo não é só utilizada apenas pelos Bruxos, mas também por magos, sacerdotes, elfos e diversas outras criaturas fantásticas.


Para conseguir utilizar essa magia é necessário que o usuário aprenda a manipular o Caos, que é na verdade o poder universal em seu estado bruto, não possui forma e é extremamente selvagem e violento. Apenas, algumas pessoas podem utilizá-lo já que, são mais sensitivos ao poder do Caos. E por isso, o estudo de magia é muito importante porque, ao utilizar esse poder bruto sem controle, pode levar o usuário a loucura.


*Resumindo é uma espécie de FORÇA como apresentada em Star Wars*


Quando se descobre que mulheres humanas são sensíveis aos Caos, elas são levadas para a Academia de Magia de Aretuza para se tornarem magas. Essas magas são responsáveis em ajudar a manter a ordem no continente e muitas das vezes, são conselheiras de reis.



Tissaia de Vries desperta um interesse em Yennefer ao descobrir que a mesma possuí o sangue com um quarto élfico, ou seja, um de seus avós era um elfo. O sangue élfico potencializa os poderes mágicos e por essa razão, a Yennefer é uma maga tão “apelona”.


*É “engraçado” dizer que os elfos foram os primeiros a aprenderem como se manipula esse poder e então, ensinaram aos humanos que depois os mataram* #Gratidão


Durante seus primeiros anos na Academia de Magia, Yennefer conhece e se relaciona com o Istredd, o mago, e ao completar seu treinamento, ela pretende se tornar uma maga na corte de Aedirn, mas não é designada devido a corrupção e do nepotismo presente no conselho dos magos.


Ao saber disso, ela recorre a um ritual para que a mesma possua a aparência que ela julgasse ser de uma mulher que representasse a maga mais poderosa de todas, no entanto ela teve que se tornar estéril para que o ritual se concretizasse.


*Seu útero foi retirado, numa cena muito bacana! * #IRONIA


Com o sucesso do ritual, ela consegue convencer o rei de Aedirn a tomar ela como maga, ao invez de Fringilla que fica aborrecida com a escolha do rei. Assim sendo, Fringilla é mandada contra sua vontade a Nilfgaard que até então, era uma balbúrdia e a mesma passa as próximas décadas nutrindo uma amargura extremamente saudável contra Yennefer e a irmandade dos magos.


Em contrapartida, o rei de Cintra (pai da futura rainha Calanthe) começou a expulsar todos os magos que por ventura chegaram em seu reino e este é o motivo pelo qual os magos do conselho andaram reclamando nesses primeiros episódios.


Por volta de 30 anos depois de sua transformação em uma mulher MA-RA-Vi-LHO-SA, a Yennefer continua sendo conselheira do rei. Durante uma escolta da rainha e da filha do rei, ambas são atacadas por um assassino contratado pelo próprio rei para matar a esposa e provavelmente, o motivo desse atentado a vida da rainha é pelo fato dela não ter gerado em seu ventre um filho e sim uma filha.



A Yennefer não consegue proteger a rainha e seu bebê e após isso, ela abandona a corte e as suas ligações com outros magos. Passou a vagar pelo continente em busca de mais poder e conhecimento e em sua mente surge a ideia de deixar de ser infértil para poder se tornar uma mãe.


A cerca de 30 anos antes da invasão de Cintra, o rei de Cintra morre e o trono é passado para sua filha Calanthe que ainda era uma adolescente, mas, mesmo sendo muito jovem ela liderava pessoalmente o exército de Cintra no campo de batalha. Após diversas vitórias, ela vai se tornando uma lenda conhecida como a leoa de Cintra.


Nessa mesma época, o bruxo Geraldo (Gerald) encontra a princesa Renfri que foi condenada a uma maldição e para piorar a situação estava sendo caçada por um mago canalha chamado Stregobor.


Mesmo odiando o mago, Gerald vai e mata Renfri para impedir que ela mate pessoas inocentes de Blaviken. Antes de morrer, a princesa pede a Gerald que encontre a menina perdida na floresta, se referindo a princesa Cirilla.


Alguns anos depois, Gerald conhece Jaskier (um bardo) em uma taverna. Naquele lugar o bruxo é contratado para matar um demônio que está roubando a comida do povo local. Juntos, Jaskier e Gerald saem em uma aventura para o encontro do demônio, mas são capturados por elfos no caminho.


*Para quem não sabe, um bardo era uma pessoa encarregada de transmitir histórias, mitos, lendas e poemas de forma oral, cantando as histórias do seu povo em poemas recitados. *


Ao recobrar a consciência e perceberem que foram capturados, somos apresentados ao rei dos elfos Falavandrel que conta a dupla amarrada as situações vividas pelos elfos. Os elfos foram saqueados, caçados pelos seres humanos e forçados a viver escondidos.


Depois de dar um trocado ao seu bruxo, ooooooh! Piadas à parte, nesta mesma época Gerald precisa enfrentar a Estrige no qual, é o evento de abertura do livro “The Witcher - O Último Desejo”. No decurso deste acontecimento, o bruxo conhece a Triss Merigold, uma personagem extremamente importante nos livros e contudo, má aproveitada na série.


*Nos livros, Triss é apaixonada por Gerald criando assim um triângulo amoroso entre Yennefer, Gerald e ela também, é a pessoa que cuida da princesa Cirilla durante uma parte do treinamento da menina, ela é vista pela princesa como uma espécie de irmã mais velha. *


Doze anos antes da invasão de Cintra, a rainha de Cintra pretende casar a sua filha Pavetta com algum filho de um dos reis da redondeza para assim, formar uma aliança e deixar Cintra mais poderosa. Entretanto, Duny (Sonic da série) aparecesse e reivindica a mão da princesa pela lei da surpresa.



*A lei da surpresa funciona da seguinte forma: Quando alguém salva sua vida e você não tem nada para dar a esta pessoa como forma de agradecimento, essa pessoa invoca a lei da surpresa a qual diz que você tem que dar a pessoa a qual te salvou algo que você tem, mas ainda não sabe. Na série, a lei da surpresa dava ao salvador da vida uma pessoa o direito de ficar com o filho que a pessoa salva tivesse. *


Dessa forma, Gerald invoca a lei da surpresa ao salvar Duny porém, ninguém esperava que Pavetta estivesse grávida, pois de acordo com as regras do universo, Duny passa a ser responsável pela criança. A rainha então, permite e abençoa Duny a mão de sua filha.


Se passaram 10 anos depois dessa noite frenética em Cintra, Jakier e Gerald se encontram e o bardo diz a Gerald que diversos anos se passaram se referindo a ele e que não envelheceu nem um pouco. Neste mesmo momento, Gerald precisa encontrar alguém que cure seu amigo que adquiriu algum tipo de doença depois que o gênio foi libertado e assim, ele conhece Yennefer.


A partir disso, as três linhas temporais descritas no começo da série passam a se tornar duas. A primeira, no passado, em que Gerald de Rivia vive junto a Yennefer de Vengerberg e a segunda, no presente, da princesa Cirilla.


Não se sabe ao certo qual foi o último desejo de Gerald, tanto que esse é o nome que dá título ao primeiro livro da série de livros de The Witcher, mas é algo relacionado a entrelaçar seu destino e o de Yennefer para sempre.



O bruxo e o Bardo passam a andar juntos e se sucedem vários anos até que o caminho da bruxa e de Gerald se cruzassem novamente, naquela side quest de caça ao dragão. Yennefer percebe que Jaskier envelheceu devido aos seus “pés de galinha” próximo aos seus olhos e justamente nesta parte, que Pavetta e Duny são dados como mortos depois de desaparecerem no mar.


Assim sendo, Ciri passa a ser a única herdeira do trono de Cintra. Doze anos após o rebuliço da festa de casamento de Pavetta e Duny, Gerald volta a Cintra para proteger a Ciri da invasão iminente do exército de Nilfgaard a Cintra, mas acaba sendo preso.



Concomitantemente, Yeneffer encontra seu antigo companheiro sexual, Istredd, o mago, o qual está trabalhando em uma das regiões de Nilfgaard. A bruxa descobre através de outro mago, Vilgefortz, que sua mentora Tissaia de Vries precisa de sua ajuda.

Ao retornar a Aretuza, Yennefer descobre que Nilfgaard do Sul pretende invadir o Norte, iniciando sua invasão por Cintra. Dessa maneira, começa a derrubada de Cintra como vimos no primeiro e do último episódios da série.


*Como dito anteriormente, esse foi o principal motivo da série abordar várias linhas temporais porque, caso fosse seguir como está nos livros, conheceríamos a princesa Cirilla apenas no último episódio da série. *


Ao retratar a fuga da princesa Cirilla, a série começa a contar o tempo presente da história. É interessante salientar que a princesa, nos livros, foge de Cintra até a floresta de Brokilon por não concordar em se casar com um homem que a avó dela queria que ela se casa-se. Outra mudança foi o fato de Gerald estar preso em Cintra durante a invasão pois nos livros, ele descobre que a invasão ocorreu algum tempo depois de ela ter acontecido.



Nilfgaard atacou o reino de Cintra em razão de que o imperador do sul que havia unificado todo o Sul, resolveu unificar todo o continente e também por querer capturar a princesa Cirilla. Diferentemente dos outros personagens, este imperador, cujo nome ainda não foi revelado, sabe a respeito dos poderes da princesa de Cintra que como Yennefer, possue em seu sangue propriedades centenas de vezes mais poderosas e igualmente incomuns conhecido como o “sangue antigo”.


*Observação: Yennefer não possue o “sangue antigo”, a comparação feita se remete ao fato de ambos os sangues terem propriedades que deixam os portadores mais poderosos. *


Os mais poderosos magos élficos, milhares de anos atrás, conduziram experiências genéticas com o objetivo de criar uma criança com poderes extraordinários, ainda maiores que o deles próprios. Como resultado tiveram a criação dos portadores do “sangue antigo”.

Mais tarde, surgiu uma profecia onde uma criança portadora deste sangue salvaria os elfos da aniquilação. Os dons deste sangue são passados de uma geração a outra, e só se manifestam nas mulheres e possibilitavam o acesso ao portal do tempo podendo viajar pelo espaço e pelo tempo como também, abrir o portal dos mundos permitindo viajar entre dimensões.


*Esse sangue permitia ao portador fazer diversas coisas, não só o que está citado no parágrafo acima. *


A última elfa a possuir o “sangue antigo”, chamada Lara Dorren, se apaixonou por um ser humano e este amor deu fruto a uma criança meio elfa assim, estragando os “sonhos” dos elfos já que, a linhagem élfica foi deturpada gerando uma de mestiços a qual foi atravessando gerações até chegar na família de Cirilla, sendo ela a última portadora viva deste sangue.



Ao fugir de Cintra, Cirilla vai a floresta de Brokilon, sai da floresta Brokilon porque foi enganada pela impostor se passando pelo Mousesack (que foi assassinado) e ao fugir dele, encontra alguns conhecidos de Cintra e ela é atacada por eles. Neste ataque, a princesa entra numa espécie de transe ativando seu “sangue antigo” destruindo tudo ao seu redor (como aconteceu com Pavetta doze anos atrás, naquele banquete).


A princesa Cirilla é resgatada por uma mulher que por coincidência, é a esposa de um homem que está ajudando Gerald a lutar contra aqueles zumbis de The Walking Dead.


Em Sodden Hill, a “casa está caindo” com uma parte da Irmandade dos Magos defendendo um velho forte élfico que é a única “barreira” que impede o norte de ser invadido. Quase perdendo a batalha, Yennefer libera o Caos e acaba com a batalha. Em alguns quilômetros longe dali, Gerald encontra Cirilla e assim finalizando a primeira temporada.



*Depois desta longa explicação, acho que vocês entenderam a série!*


No geral a série entrega o que promete, uma aventura no universo de The Witcher. Possui personagens carismáticos, principalmente o trio principal (Gerald, Yennefer e Cirilla), a narrativa em diversos momentos é um pouco cansativa, alguns diálogos desnecessários, as cenas de ação são bem coreografadas, mas poderiam ter ocorrido com mais frequência, isso também pode ser aplicado ao uso de magias.


Para o público que curte esse tipo de narrativa e também para aqueles que estão desapontados e com raiva do final de Game of Thrones, é uma série que irá lhe agradar. Esperamos que a próxima temporada não seja tão confusa quanto esta e que tenha um uso com mais frequência de cenas de ação principalmente utilizando magias.


Nota: 8,0


Escrito por: Júlio César


gif

Bibliografia:


CUNHA, Gustavo. THE WITCHER SÉRIE | FINAL EXPLICADO | LINHA DO TEMPO EXPLICADA | REVIEW & DIFERENÇAS DOS LIVROS. 2019. (16m47s). Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=6iI31n41e3M>. Acesso em: 30 dez. 2019.


Comments


© 2019-2021 Seja Menas

bottom of page