top of page

[VEREDITO] Star Wars – A Ascensão Skywalker

  • Foto do escritor: Seja Menas
    Seja Menas
  • 22 de dez. de 2019
  • 4 min de leitura

Atualizado: 4 de jan. de 2020


É sabido que Star Wars é uma das maiores, se não a maior, narrativas de ficção científica feitas para o entretenimento cinematográfico. A partir disso, foi se expandindo para outras mídias de entretenimento como televisão, histórias em quadrinhos, games e etc. Devido ao seu grande número de fãs que demonstram seu afeto consumindo tudo que a saga provém.


Impossível ir em qualquer evento Nerd sendo realizado e não encontrar algum cosplay de algum personagem de Star Wars ou algum artefato, como um sabre de luz.


Star Wars Ascensão Skywalker é o nono filme da saga iniciada por George Lucas em 1977. É um filme dirigido por Jeffrey Jacob Abrams (J.J. Abrams), possui a duração de 2 horas e 22 minutos e tem como integrantes do elenco:  


Daisy Ridley como Rey 

John Boyega como Finn,

Oscar Isaac como Poe Dameron

Adam Driver como Kylo Ren

Lupita Nyong'o como Maz Kanata

Mark Hamill como Luke Skywalker

Domhnall Gleeson como Armitage Hux

Kelly Marie Tran como Rose Tico

Joonas Suotamo como Chewbacca

Billie Lourd como Kaydel Ko Connix

Naomi Ackie como Jannah

Richard E. Grant como Pryde

Keri Russell como Zorri Bliss

Anthony Daniels como C-3PO

Jimmy Vee como R2-D2

Billy Dee Williams como Lando Calrissian

Carrie Fisher como Leia Organa

Ian McDiarmid como Sheev Palpatine / Darth Sidious

Harrison Ford como Han Solo


O episódio 9 tinha a difícil missão de concluir a saga dos Skywalkers de uma vez por todas e assim, fechando os 9 filmes da franquia denominados: Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma (1999), Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones (2002), Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith (2005), Star Wars: Episódio IV - Uma nova esperança (1977), Star Wars: Episódio V - O Império Contra-Ataca (1980), Star Wars: Episódio VI - O Retorno de Jedi (1983), Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força (2015), Star Wars: Episódio VIII - Os Últimos Jedi (2017) e Star Wars: Episódio IX - The Rise of Skywalker (2019). E podemos dizer que a missão foi concluída e no decorrer desta análise será dito se foi bem-sucedido ou não.


Em poucas linhas é possível dizer que esse filme retrata uma aventura da jovem Jedi Rey, o piloto da resistência Poe Dameron e o soldado renegado da Primeira Ordem Finn (FN2187) em busca de um objeto para encontrar a determinada localização do Imperador Palpatine que havia retornado do mundo da morte.


O filme possuí ritmo um tanto quanto acelerado, os problemas que surgem para os personagens resolverem são solucionados de forma simples e célere isso também pode ser dito na apresentação de novos e “velhos” personagens.


A partir de agora poderá ter a existência de SPOILERS


Os personagens que mais se destacam nesse filme são Rey e o Kylo Ren, pelo simples fato de se ter a finalização do desenvolvimento de sua relação, tanto um quanto o outro estavam tentando levar um ao outro para o seu lado, Kylo Ren queria que Rey governasse a galáxia através da Primeira Ordem ao seu lado já Rey, queria libertar Kylo Ren do lado negro da força. 


É importante salientar que a trama é sustentada por essa relação de ambos tanto que, o maior PLOT do filme é a descoberta de quem são os pais da Rey e consequentemente qual a linhagem sanguínea de sua família.


Rey é neta do Imperador Palpatine


Rey neste filme, está sendo treinada por Leia para se tornar uma Jedi e para tal, foi adotada pela mesma. Devido a sua conexão com Kylo Ren, ela passa parte do filme dialogando com Ren para tentar libertá-lo do lado negro. Em uma dessas conversas, ela descobre o passado de sua família principalmente quem é o seu avô (Imperador Palpatine) então, ela vai em busca de um objeto que determina a atual localização de seu avô para descobrir os seus verdadeiros objetivos.


Kylo Ren inicia procurando um objeto que determina a localização do Imperador Palpatine e ao encontrá-lo, o mesmo conta a Ren a verdadeira história sobre Rey portanto, Kylo tenta a todo momento encontrar a Jedi para trazê-la para seu lado e assim vencerem o Imperador e governarem a Galáxia lado a lado.


Poe Dameron e Finn estão juntos da Rey em sua jornada, como um trio dinâmico e infelizmente esse trio veio só a aparecer no último filme da trilogia, contudo a química entre os personagens proporcionou bons momentos entre eles.


O Imperador Palpatine, o Ás na mangá de J.J.Abrams, era o principal mistério desse filme pelo simples fato de que, no filme Star Wars – O Retorno do Jedi, Darth Vader salva seu filho Luke SkyWalker de ser morto por Palpatine, o arremessando torre a abaixo. Por isso, todos os fãs achavam que ele havia morrido na queda até que o primeiro trailer de Ascensão Skywalker saísse, mudando toda a percepção dos fãs e consequentemente, “Plantando” uma dúvida nos mesmos.


Palpatine é a grande “estrela” desse filme!


Alguns personagens merecem um destaque honroso como Leia, Lando e o C-3PO. Lamentavelmente a atriz Carrie Fisher (Leia Organa) faleceu em 2016 e como a personagem não teve um final digno nos episódios 7 e 8, eles tiveram que reutilizar cenas gravadas do episódio 7 neste filme em razão disso, conseguiram entregar um final satisfatório a personagem tão querida pelos fãs.


Depois de trazerem de volta todos os personagens da trilogia clássica, antes tarde do que nunca, trouxeram o sedutor Lando Calrissian que teve poucos momentos nesse filme e nenhum deles é memorável. Lando não teve a mesma importância que Han Solo teve no sétimo filme e Luke no oitavo filme, seria bem mais interessante se Lando tivesse aparecido no oitavo filme tirando o tempo de tela da detestável personagem denominada Rose já que, seu perfil bate perfeitamente com o procurado codebreaker pela rebelião em os Últimos Jedi.


C-3PO obteve uma parte importante na trama, mas poderiam ter dado mais tempo de tela a ele e seu melhor amigo R2-D2, que quase não aparece. Após perderem a adaga que determinava a localização do Imperador tiveram que acessar as memórias de C-3PO, mas para isso ele perderia suas memórias. Seguidamente, ele não tem mais nenhuma “importância” no filme.


Para concluir, Ascensão Skywalker é um filme que tem ótimos momentos de humor, de ação e de suspense. Tem um ritmo um pouco acelerado e um início um pouco “bagunçado” e diferentemente do polêmico episódio 8, esse filme tende a agradar mais os fãs de “carteirinha” da série Star Wars. Respondendo o que foi perguntado acima, o filme SIM consegue dar um bom final a trilogia e a saga Skywalker.


Nota 7,5


Para saber mais, ouça nosso podcast.


Escrito por: Júlio César


gif

1 Comment


romuloguedes059
Dec 23, 2019

Que veredito incrível!!!!


gif

Like

© 2019-2021 Seja Menas

bottom of page